A Associação de Surf de Ilhéus (Asurfi) foi a primeira instituição do município a receber o Selo Gap de Sustentabilidade, certificação criada pelo Grupo de Amigos da Praia para garantir a destinação adequada dos resíduos gerados durante eventos públicos na cidade. O selo foi entregue pelo fundador do GAP, vereador Vinícius Alcântara, ao presidente da associação, André Dórea, no último dia 20 de abril, na sede do GAP, com presenças de gestores e voluntários.

Durante o Circuito Baiano de Surf etapa Ilhéus, realizado de 17 a 20 de março último, na Praia da Renascer, foram coletados 140,72 quilos de resíduos, sendo 45,18 Kg de recicláveis, 73,70 Kg de orgânicos e 21,84 Kg de rejeitos. Desse total, 84% da coleta foi destinada à Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (Coolimpa) para reciclagem e 16% dos rejeitos (não recicláveis) para o aterro do Itariri.

Os rejeitos depositados no aterro serão compensados com plantio de 16 árvores, conforme métrica criada pelo engenheiro mecânico, Laurent Denis, voluntário do GAP. A métrica é resultado de análise da quantidade de emissão de carbono para extração, produção e comercialização destes derivados de petróleo de difícil reprocessamento. Cada quilo de rejeito corresponde a uma árvore.

Dados qualitativos

Vinícius Alcântara enfatiza a importância dos dados qualitativos apontados no relatório final da ação conjunta entre o GAP e a Asurf durante o festival. “Através dessa análise, é possível identificar comportamentos que vão gerar resíduos sólidos e assim planejar com mais eficiência onde podemos atuar. Por exemplo, pensar em uma solução para substituir vidro, que tem um valor pequeno aqui em Ilhéus, por alumínio que tem um valor agregado maior, ou como descartar melhor o coco, material predominante na coleta de resíduos orgânicos”, sugere.

Para André Dórea, a parceria foi muito valiosa. “Esperamos poder replicar esse processo em outros eventos de surf e de outros esportes na cidade e também que o Selo Gap de Sustentabilidade se fortaleça”, destaca. O etapa Ilhéus abriu o campeonato baiano de surf e reuniu cerca de 140 atletas, disputando nove categorias.

Deixe uma resposta