Agricultura Familiar foi tema debatido esta semana em audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, com a presença de famílias agricultoras do município, representantes de assentamentos e escolas agrárias. Nas discussões, destaque para a valorização dos trabalhadores do campo e a otimização dos serviços prestados, que vai da produção à comercialização.

A convite do vereador Makrisi Sá, diversas lideranças participaram do encontro, como o deputado federal, Valmir Assunção (PT); deputado estadual, Jacó Lula da Silva (PT); vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Soub (REDE); ex-prefeita da cidade de Uruçuca, Fernanda Silva; vereador Pastor Matos (PSD); presidente do Comderupes Ilhéus, Rodrigo Gaspar; representante da Superintendência de Agricultura e Pesca, Maciel da Silva; presidente do CECAF, Weldes Queiroz.

Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal – que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes. Na Bahia, cerca de 700 mil famílias sobrevivem da agricultura familiar. São mais de 3 milhões de pessoas assistidas.

Deixe um comentário