O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que também é médico, voltou a orientar os moradores sobre como agir para evitar a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19). Preocupado com a evolução da pandemia que já registrou dois casos no município, ele reforçou a importância do isolamento social, formas de contaminação, os sintomas da doença, o tratamento que a pessoa deverá ter em seu domicílio e Fake News.

Como prefeito, decretou nas últimas semanas, medidas duras, porém necessárias, visando conter a disseminação do vírus no município. Reafirmou que as equipes da Secretaria de Saúde estão em alerta permanente, realizando ações de monitoramento, orientação e conscientização da população. “Ainda que o avanço do Coronavírus no país tem sido abaixo da expectativa do Ministério da Saúde, a evolução tem preocupado nossa população”, destacou o prefeito.

Como médico, reforçou seu compromisso em cuidar da saúde das pessoas, principalmente neste momento difícil que o mundo atravessa. “Caso alguém sinta algum tipo de desconforto respiratório, febre ou sintoma parecido com a gripe, que fique em isolamento domiciliar, e por favor, ligue para a Vigilância Epidemiológica e informe. A equipe está preparada para atendê-lo de forma rápida e humanizada”, orientou Mário Alexandre.

Os casos de transmissão de Covid-19 deverão perder velocidade a partir de julho e, em agosto, é esperado que as ocorrências comecem a cair, segundo previsão do Ministério da Saúde. A orientação, segundo Mário Alexandre, é manter a higiene lavando bem as mãos da maneira correta com água e sabão ou álcool em gel. Ainda não há uma vacina ou medicação específica para a doença. Por isso, deu dicas sobre como proceder diante da pandemia.

Dicas – De acordo com o prefeito, é preciso consciência diante da situação. “Se alguém precisar fazer uma saída emergencial, tome todos os cuidados para não se contaminar. Feito isso, cobrir o nariz e a boca em casos de tosse e espirros; usar máscaras e lenços caso esteja espirrando ou tossindo; evite aglomerações se estiver doente; manter hábitos de vida saudáveis e uma boa hidratação e não compartilhar objetos de uso pessoal.

“Há semanas atrás o Coronavírus era algo que estava acontecendo fora, longe de nós. China e a Itália viviam o choque. No Brasil, o vírus tomou conta das ruas, das pessoas, preocupando governos. O Coronavírus é muito rápido e sorrateiro, fazendo vítimas a cada dia. Por isso, defendo o isolamento social, fique em casa, somente assim, iremos ajudar a frear o contágio em nosso município.”, finalizou Mário Alexandre.

Deixe uma resposta