Por Michelle Costa*

Há sempre a queixa de crianças que não param, não aprendem, não obedecem e vivem a mil por hora. Mas o que de fato pode levar ao diagnóstico de uma alteração do funcionamento neurológico, como um Déficit de Atenção/Hiperatividade?

Crianças são ativas, curiosas, querem respostas imediatas e deslocam o pensamento para o outro com frequência. Sim, essas são as crianças dos tempos atuais, mas existem aquelas, que não funcionam bem em nenhum ambiente em que estão inseridas, que não consegue acompanhar a turma, resistem a atividades que exigem esforço mental, estão sempre perdendo seus pertences e até os amigos. São crianças que chamam atenção por não conseguirem seguir ordens e comandos, interrompem conversas, não sabem aguardar sua vez, agem sem pensar e de fato, parecem estra a mil por hora.  

O TDAH é o transtorno mais comum na infância e ocorre em 3 a 5 % das crianças, em vários Países. É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas e hereditárias e se caracteriza por sintomas de desatenção, agitação e impulsividade. Para uma avaliação e conclusão desta hipótese, faz-se necessário a investigação clínica de terapeutas e médicos especialistas na área.

Transtornos que afetam o desenvolvimento e alteram o comportamento, geram sofrimento na criança e com isso há uma maior probabilidade de problemas sociais, acadêmicos e emocionais. A intervenção terapêutica diminui sensivelmente estas dificuldades e quanto mais cedo, melhores serão os resultados. No entanto em alguns casos a intervenção medicamentosa torna-se uma aliada para estimular neurotransmissores responsáveis por auxiliarem atividades cognitivas. 

Vale pensar que atividades físicas devem fazer parte da vida dessas crianças. Esportes que estimulem esperar, pensar, agir e que explorem ao máximo a inibição de impulsos, o trocar, o ganhar e perder e sentir-se ativo, também garantirão bons resultados.

 * Michelle Costa Soares, Psicopedagoga Infantil, Especialista em Neuropsicologia.  Atua no Núcleo Infância para o Desenvolvimento Infantil. Consultório: Av. Tancredo Neves, 655, Costa Azul Empresarial, sala 103, Praia do Sul, Rodovia Ilhéus-Olivença, Ilhéus-BA. Insta @michelleterapiadecrianca contato: (73) 99139 4910

Deixe uma resposta