A Controladoria Geral do Município de Ilhéus realiza o oitavo ciclo de orientações para servidores municipal, na próxima terça-feira (18), a partir das 14h30, no auditório da Prefeitura Municipal de Ilhéus (Conquista). Para isso, distribuiu convocação destinada a todos os ocupantes de funções e cargos públicos, além daqueles que mantém parcerias e convênios com a Prefeitura Municipal. O encontro terá como tema “Rotinas, procedimentos, prazos e responsáveis pelas fases Empenhamento, Liquidação, Pagamento de Despesas e Prestação de Contas ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia: o que muda a partir de 2019?”

A convocação foi destinada a secretários e dirigentes de órgãos municipais,  chefias das unidades responsáveis por licitações, parcerias, convênios, contratos, compras, almoxarifado, patrimônio, protocolo, planejamento, orçamento, tributos, frota, consumo de combustível, recursos humanos, legislação, atos administrativos, contabilidade, finanças, tesouraria, diárias, passagens, obras e reformas, estágios, fundos municipais, prestação de contas, transparência e acesso à informação, assessoria jurídica, sistemas de informação, comunicação e imprensa oficial, Também foram incluídos os servidores municipais designados para atuarem como agentes facilitadores dos órgãos onde estão lotados.

O evento encerra o elenco de capacitações realizadas pela Controladoria Geral no ano de 2018. Segundo o controlador Alex Souza, tem por objetivo apresentar e orientar a Alta Administração, bem como, os demais agentes públicos municipais sobre as medidas que serão adotadas pelo órgão de controle interno a partir do ano de 2019, visando à eficiência do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Municipal e a efetividade da gestão pública.

Alex Souza informa que “desde que instituímos o Programa de Capacitação Continuada para Controles Internos, no início de 2017, temos buscado tratar sobre a legislação e normas vigentes, por meio do compartilhamento de experiências e boas práticas, na gestão dos controles internos do setor público – este é o objetivo central do ciclo de orientações. Estamos chegando à oitava edição desta atividade de capacitação, o que significa que tem sido válido investir no controle preventivo. Importa destacar, ainda, que estas ações vêm sendo ministradas pelos técnicos da própria CGM, como contrapartida ao investimento da gestão quando nos encaminha para participar de capacitações externas”.

Fonte: Secom

Deixe uma resposta