Representantes da sociedade e autoridades civis e militares, do município de Ilhéus, definiram em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 31, que o mutirão de combate ao Aedes Aegypti será realizado no próximo dia 12 de novembro. O encontro foi promovido pela Secretaria de Saúde (Sesau), com o objetivo de fazer o chamamento à população para participar dessa grande mobilização, que envolve instituições, entidades, comunidade local e as secretarias de Saúde, Educação e Serviços Urbanos, da Prefeitura Municipal. O prefeito Jabes Ribeiro e o vice, Carlos Machado (Cacá), compareceram à reunião.

De acordo com Antônio Firmo, diretor de Vigilância à Saúde do Município, as questões que envolvem saúde não são uma atividade restrita apenas às instituições, é preciso a participação de toda a sociedade. “É necessário que a população participe e tome cuidados. Nossos agentes de controle de endemias repassam orientações de combate ao Aedes, porque todo e qualquer depósito que abrigue água pode ser tornar um criadouro. A participação da comunidade é fundamental para que a gente combata a proliferação do mosquito”, destacou.

O diretor de Vigilância à Saúde do Município afirmou que a reunião teve como principal desdobramento, o mutirão. “No próximo dia 12 de novembro, vamos fazer uma faxina em nossa cidade para diminuir a quantidade de materiais ou depósitos que venham a ser criadouros de mosquitos. Vamos fazer também a panfletagem, em alguns lugares onde já estão pré-estabelecidos, como no terminal de ônibus, praça Cairú, no comércio da Marquês de Paranaguá, com o apoio de instituições como CDL, empresas de ônibus, entre outros. A Secretaria, com toda a sua estrutura, vai direcionar as atividades de controle e de participação dos seus servidores para esse grande mutirão”, explicou.

O secretário de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké informou que a Sesau adota medidas efetivas de combate ao Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses, como dengue, zika vírus e chikungunya. “Já estamos com os nossos agentes de endemias fazendo o trabalho educativo nas escolas. Solicitamos o apoio dos agentes comunitários de saúde, para agregar ao trabalho dos agentes de endemias. A nossa equipe técnica também já está se organizando para, no dia 12, realizar um grande mutirão em Ilhéus. E com o apoio da comunidade, com certeza, vamos ter êxito em nossa ação”, enfatizou.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Deixe uma resposta