O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Lukas Paiva, foi mais uma vez denunciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por improbidade administrativa, na última segunda-feira (29), no âmbito da Operação Xavier. A denúncia, obtida pelo Metro1, foi protocolada na 1ª Vara da Fazenda Pública, em Ilhéus, no Sul da Bahia. Além do vereador, também são alvos da ação os ex-servidores legislativos, Antônio Lavigne de Lemos e Rodrigo Alves dos Santos, o empresário Cleomir Primo Santana e o funcionário dele, Íkaro Pires Sales de Oliveira. 

O promotor de Justiça Frank Monteiro Ferrari, responsável pela investigação, solicitou também a indisponibilidade de bens dos réus no valor de R$ 215.695,14, e o afastamento cautelar de Lukas Paiva do cargo de vereador. Na ação, o órgão detalha que foi identificado um esquema de desvio de dinheiro público operado, nos anos de 2017 e 2018, quando Paiva era presidente da Casa Legislativa. 

De acordo com o MP-BA, o esquema seria mais um crime, além das fraudes de licitações, principal investigação da Operação Xavier. Segundo a denúncia, o crime consistia na retirada de dinheiro das contas da Câmara por transferências bancárias diretas para parte dos investigados e também por falsificação de cheques. Depois, eles escondiam as retiradas em maquiagem contábil. O grupo também adulterava extratos bancários da Câmara, suprimindo a identificação dos beneficiários das transferências bancárias. O valor desviado dos cofres públicos já soma mais de R$ 71 mil.

Fonte: Metro1

Deixe uma resposta